SEGURO DESEMPREGO 2014- COMO FUNCIONA A NOVA LEI AGORA

Saiba mais sobre o Seguro Desemprego 2014, benefício que permite assistência financeira temporária, e como funciona a nova lei agora. Acompanhe abaixo para maiores informações sobre a nova lei do Seguro Desemprego 2014.

O seguro-desemprego é um benefício estabelecido pela Lei n.º. 998, de 11 de janeiro de 1990, e graças a ele milhares de trabalhadores que foram demitidos sem justa causa, acabaram recebendo um auxilio financeiro por um período de 3 a 5 meses, para que assim possam ter uma renda e maior tranquilidade para conseguir um novo emprego.

SEGURO-DESEMPREGO-2014-COMO-FUNCIONA-A-NOVA-LEI-AGORA

Lembrando que novos reajustes ocorreram neste ano, sendo que agora o Ministério do Trabalho e Emprego estabeleceu o teto do beneficio em R$ 1.304,63. O reajuste está valendo desde o dia 11 de janeiro.

Em busca de tornar o benefício mais justo e também como forma de equilibrar as contas, o Governo vem mudando as formas como o seguro desemprego é pago, até mesmo para incentivar o trabalhador demitido a buscar novas oportunidades e uma destas mudanças diz respeito quanto à exigência de que o beneficiado faça um curso profissionalizante, garantindo o aperfeiçoamento profissional e assim conseguindo uma nova oportunidade no mercado de trabalho.

Para ter direito ao beneficio, a lei brasileira estabelece que o trabalhador tenha sido demitido sem justa causa e que ainda esteja desempregado na hora de dar entrada no beneficio. O próprio atendente irá informar quantas parcelas o trabalhador irá receber e quanto em dinheiro será cada uma delas.

Além disso, por lei, a quantidade de parcelas que o trabalhador irá receber é de acordo com a quantidade de meses trabalhados nos últimos 36 meses anteriores à data da dispensa. Sendo assim as parcelas são pagas da seguinte forma:

de 6 a 11 meses trabalhados equivale a 3 parcelas;

de 12 a 23 meses trabalhados serão 4 parcelas;

e de 24 a 36 meses trabalhados será um total de 5 parcelas.

Tanto o Ministério do Trabalho como também a Caixa Econômica Federal, disponibilizam em seus sites todas as informações sobre o seguro desemprego e as atualizações que vão sendo feitas na lei, de forma que você poderá estar sempre muito bem informado.

Para você poder consultar a respeito do seguro desemprego, acesse:

Ministério do Trabalho: http://portal.mte.gov.br/seg_desemp

Caixa Econômica Federal: www.caixa.gov.br/voce/social/beneficios/seguro_desemprego

Caso você ainda tenha alguma dúvida, basta ligar para a Central de Atendimento da Caixa, gratuitamente através do telefone: 0800 726 0207 – nele você pode falar com uma atendente a respeito de todos os benefícios sociais, como o PIS, FGTS e também o seguro desemprego.

O atendimento é de segunda a sexta-feira de 08:00 às 22:00 horas e aos sábados de 10:00 às 16:00 horas.

Pin It

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>